terça-feira, 5 de agosto de 2014

A rica música independente

Obra gentilmente cedida pela artista plástica e atriz Leticia Regina Pereira
Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Há três anos, quando entrei de cabeça no propósito de pesquisar sobre a música brasileira, abriu-se um verdadeiro leque cujas proporções eu desconhecia. A produção independente e até mesmo algumas gravadoras e selos brasileiros têm lançado artistas com atributos que vêm contra à opinião da cantora Mônica Salmaso, que declarou ao jornalista Arnaldo Bloch, de O Globo, em 31/7: “A música popular brasileira hoje está pobre e nivelada por baixo. Pobre de assunto, de letra, de melodia, de harmonia, de arranjo. É aquilo que a indústria, em crise, tentando sobreviver ao naufrágio, produz. É feio. Não é dessa água que a gente vai beber. Não é que as cantoras ou os cantores vão mal, mas é um cenário que não incentiva a busca do conhecimento, da qualidade ou da consciência do que você faz – lamenta”.
Mônica, que foi destaque do Planeta MPB em 27/2/2013 por conta do lançamento do CD “Alma Lírica”, tem todo nosso respeito e admiração. A cantora, que está lançando o CD “Corpo de Baile” – que em breve será dissecado por esta coluna –, foi foco nas redes sociais logo após suas declarações. Artistas e pessoas comuns opinaram contra e a favor de Salmaso.
Não vejo a produção fonográfica pobre. Vejo os novos artistas com poucas opções de divulgação de seus CDs/DVDs em estações de rádio e TVs. Com isso, o que a grande mídia – essa, sim, pobre – apresenta vem de encontro ao que a artista declarou. Neste ponto concordamos. Em contrapartida, talvez Mônica não tenha aberto a janela que dá para o mundo dos independentes. Ali ela iria mergulhar em melodias e harmonias elaboradas e uma imensidão poética.
Esta coluna se deparou com vários de seus destaques pelas redes sociais, local este talvez pouco frequentado pela cantora, que afirmou que “a internet ainda vai florescer”. Me parece falta de conhecimento da nossa diva, pois na net tropeçamos nestes novos talentos diariamente, divulgando sua arte de forma livre e possibilitando que seus trabalhos possam ser baixados muitas vezes sem ônus algum para o internauta. São poucas as gravadoras que concebem o trabalho do músico na íntegra, sem opiniões ou mudanças na criação original. Hoje, com o avanço tecnológico, ficou extremamente fácil para a produção independente ter um produto de alta qualidade e com custos acessíveis, tendo como adversário apenas o grande monstro da distribuição, o que leva o artista a disponibilizar com frequência seu material via rede.
Para a sorte de muitas dessas promessas musicais e do público em geral, algumas gravadoras ainda apostam no novo de alto nível, que foge do padrão imposto pela grande mídia. Arte de verdade, ávida por encantar não apenas à intérprete aqui citada, mas a todos os amantes da MPB. E a internet é hoje, mais do que nunca, um aliado neste cenário.
Pesquisamos incessantemente os novos talentos das terras brasilis. Para indicação de pauta, escreva para dpjproducao@uol.com.br ou envie material para Dery Nascimento – Rua João Dias, 62 – Parque Santos Dumont – Guarulhos, SP – CEP 07152-230.
Temos qualidade. Não temos mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário