terça-feira, 22 de julho de 2014

Ecco do coração

Cristiano Santos, Estela Paixão, Eloiza Paixão e Rafael Horta
Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Os amantes da música vocal podem comemorar, pois acabam de ganhar um representante autêntico: os paulistas do Grupo Ecco, que cantam dez músicas no prestigiado CD independente de estreia, “As Forças da Natureza”. Formado por Cristiano Santos (arranjos), as irmãs Eloiza e Estela Paixão e Rafael Horta, as contraltos se harmonizam com os barítonos em nuances que são verdadeiras declarações de amor e respeito à música.
Imaginei não ter sido fácil para o grupo escolher um repertório para a estreia, já que tiveram de visitar temas muitas vezes já consagrados, mas isso não foi problema algum para o quarteto, que vestiu de pedras preciosas suas vocalizações.
Para abrir esta audição dedicada ao bom gosto, nada melhor que uma interpretação totalmente à capela, mostrando-nos que não se trata de aventureiros, e sim de profundos conhecedores do assunto. A música escolhida para a empreitada, cheia de harmonizações e trechos em uníssono, foi “Sobradinho” (Sá e Guarabyra). A próxima canção é, particularmente, uma das minhas preferidas: “Espelho Cristalino” (Alceu Valença). Imagino a festa que foi gravar com o “capitão” Valença. Dá pra sentir a alegria do velho marujo brincando. Com um coro a quatro vozes, a introdução dá as boas-vindas. Rafael e o próprio Alceu dividem o solo. O arranjo é de uma qualidade impar – tenho plena convicção em afirmar que ficou melhor que o original, que já é um clássico.
O Ecco não é só um grupo vocal, mas um grupo que tem personalidade vocal, que canta como se tivesse parido as canções de seu próprio útero sonoro. Esse é o principal diferencial do trabalho. A terceira canção, “Rio Flora” (Pierre Aderne), é uma mostra disso. A pesquisa vocal foi buscar no ano de 1971 a canção “Mercy Mercy Me” (Mavin Gaye) que, 43 anos depois, resultou numa releitura à altura da canção. A música que dá título a este primeiro filho musical, “As Forças da Natureza” (João Nogueira/Paulo César Pinheiro), é um samba com execução feminina das irmãs Paixão, como ocorreu na gravação original, de 1977, com Clara Nunes. Para cantar a caetaneana “Eu e a Água” (Caetano Veloso), o grupo teve a participação especialíssima da cantora Fabiana Cozza. Só digo uma coisa: é impossível ouvi-la uma única vez. O palpitar da alma, o eco do coração, o arrepio nas vértebras se sente ao ouvir “Terra Desolada” (Beto Villares/Iara Rennó/Carlos Rennó). O primoroso arranjo do Cristiano provoca tudo isso.
Com inúmeras gravações, “Luar do Sertão” (Catulo da Paixão Cearense), ganha do quarteto roupa de domingo, pronta para sair e alçar novos voos. A Clássica “Estrada do Sol” (Antonio Carlos Jobim/Dolores Duran) é apresentada com participação especial da cantora Izzy Gordon. “Cidade e Rio” (Roberto Mendes/Jorge Portugal) finaliza a rica audição.
“Nós estamos muito felizes por colocar no mundo esse primeiro CD, fruto de muito trabalho, união, pesquisa e o desejo de fazer música com sentido, com razão de ser, para ecoar mensagens e sentimentos. Que prazer contar com instrumentistas que admiramos tanto e com as participações especiais de artistas dos quais, antes de mais nada, somos grandes fãs. O mais gostoso é poder compartilhar esse resultado com nosso público, que tem crescido a cada dia, e sem o qual nosso trabalho não existe!”, festeja Rafael Horta.
Acompanhado por Thiago David (violão), David Esteves (baixo) e Kabé Pinheiro (percussão), o grupo se apresenta no SESC Santana no próximo dia 2, às 19h, com entrada gratuita, na Av. Luiz Dumont Villares, 4.272 - Jardim São Paulo.
Ecco e suas músicas, ressoando entre a mente e o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário