quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Bandolim de Marcos Frederico.






Esta coluna vem redescobrindo a música que é produzida no Brasil. É pensando nos meus leitores, que me proponho a pesquisar a cada dia, com muita dedicação, para mostrar o que acontece em todas as vertentes musicais que tenha qualidade. Recebi dois Cds, do bandolinista Marcos Frederico, que é um dos músicos mais requisitados neste instrumento na cena musical de BH.
Marcos, além de músico , compositor, é também produtor musical. Estudou violão e teoria musical na Fundação Clóvis Salgado (Belo Horizonte-MG). Em 2010, foi indicado ao Prêmio SINPARC de melhor trilha sonora de teatro infantil. O músico também foi eleito o melhor instrumentista na décima edição do prêmio BDMG Instrumental. Marcos produziu seu primeiro CD, “Sinuca”, em 2007, sendo lançado também no exterior, com o apoio do Clube do Choro de Paris.
Frederico é autodidata no bandolim. Comprou o seu em 2002, e não encontrando um professor, teve que se virar com as 8 cordas. E se virou muito bem. “Onze” (2011), foi o primeiro CD que ouvi. São 11 pérolas que merecem ser ouvidas com sutileza para penetrar em casa nota que seu bandolim produz. O CD, abre com um chorinho em homenagem a uma rua de Paris “Vavin 47”,( M.F),pelo que consta no encarte do CD. É bem provável que o artista tenha ido a essa rua em 2007. Para homenagear seu pai, o músico compões “Fado Nordestino” (M.F), um fado, como o nome diz ,com ingredientes bem nordestinos.
A terceira faixa , é a primeira em parceria “Triangulo das Permutas” (M.F/Gabriel Guedes/Gustavo Manguá), um belo samba. Destaque para os metais. Dedicado ao seu amor, Marcos nos presenteia com uma bela valsa “Carola”(M.F). A segunda música em parceira é a gostosa “Esperando Chuva”,( M. F/Rômulo Marques). Um autentico choro se ouve em “Pistache” (M.F). Para matar a saudade do avô, Frederico nos presenteia com “Persides”(M.F). Um tema que dá gost ouvir “Edifício Santa Joana”(M.F), Terceira parceria do CD, “Caleidoscópica (M.F/Carlos Walter) se ouve as influencias que ambos tiveram. Um baiaozin como diz os meu amigos mineiros é o que ouvimos em “No mar de Garapuá” (M.F).Pra finalizar este CD, a música titulo “Onze” (M.F).
O segundo CD do artista que ouço, é o mais recente .Foi lançado em 2012. “Entoando Loas” (Canções populares em honra dos santos)tem oito faixas que nos conduzem ao que há de bom numa música. A poesia cravada em sua melodia nos permitem viajar. Marcos é o bandolinista autodidata que todos gostariam de ser. As músicas desse álbum são: “Lira Ceciliana” (M.F/Flávio Henrique), “Entoando Loas”( M.F/Thiago Delegado),”Albertina”(M.F), “Mirian”(M.F),”Ave Lira”(M.F/Flávio Henrique/Brisa Marques),”Carola”(M.F),”Persides”(M.F), e “Valsa sem Fim” (M.F/Murilo Antunes).

Para quem gosta de apreciar uma boa música ai está uma dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário