quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cícero Paulo a joia do Cariri





Em memória da vida e da arte de Dominguinhos.





As redes sociais, quando sabiamente utilizadas, podem nos trazer grandes benefícios. Foi por meio de uma que o amigo e músico Dê Portela  postou um vídeo pedindo a minha observação. Trata-se  de um sanfoneiro mirim que logo me chamou a atenção pela forma que tocava: Cicero Paulo Ferreira Feitosa, nove anos ou simplesmente Cicero Paulo do Acordeon.
Não tive duvidas. Queria  saber mais sobre esse garoto e fui em busca de informações na rede. Achei vários  vídeos , onde Cicero Paulo toca com maestria clássicos de grandes mestres do acordeom.. Fui mais além e consegui entra em contato com essa perola por telefone e pelas redes sócias.
O nordeste sempre foi e será um grande celeiro de acordeonistas ou sanfoneiros ,como queiram chamar. Juazeiro do Norte.CE, terra do Padim Ciço Rumão Batista, segue essa tradição e no dia 06/02/2004, nascia o mais recente e autentico  representante desta arte, Cicero Paulo. Filhos de pais professores, Paulo e Cícera.O garoto tem no pai sua maior fonte de inspiração. E ao saber que o pai compraria uma sanfona, não teve duvida: queria uma também. E assim Cicero tomou gosto pela música e não largou mais. Aos sete anos ,já se apresentava em programas de TV de Fortaleza (CE). Também vem participando de festivais de sanfoneiros por todo nordeste e vem ganhando a todos.  
Assim como Wolfgang Amadeus Mozart,  o pequeno sanfoneiro é  um músico prodígio. Ele segue os passos inicias de alguns dos maiores nomes do acordeom como Dominguinhos, Waldonys e Oswaldinho do Acordeom, que começaram suas trajetórias ainda crianças.
Cicero já esteve no palco com muitos sanfoneiros e artistas  consagrados como: Waldonys, Cezinha do Acordeom ,Elba Ramalho, Genaro, e principalmente Dominguinhos, entre outros.
Cicero  é uma criança com rotina igual a todos de sua idade. Vai a escola, em que frequenta o 4º ano do Ensino Fundamental, estuda inglês uma vez por semana, brinca com os amigos e o irmão, mas tira duas horas diária para se dedicar ao estudos da sanfona. Tem três professores que lhe ensinam as técnicas necessárias, para  torna-lo um bom músico e conhecedor do instrumento. Cicero  já é um músico com características própria.É o único em meio a tantos de sua idade que sola nos baixos da sanfona. Além de tocar os grandes clássicos,  faz seu próprio arranjo. Cicero já compõe seu temas, arrancando suspiros de seus professores pela complexidade da obra.
  “É um talento que nasceu para ficar, e sem sombra de dúvidas nós ouviremos as melhores referencias a esse garoto. Uma criança que segue o caminho da serenidade , que não trabalha com modismo, que toca a verdadeira música brasileira e que estuda seu instrumento” diz Rodolfo Forte-Sanfoneiro, maestro e apresentador da TV-Ceará.
“Cicero Paulo,  me encanta e me faz voltar no tempo. Ele não é apenas mais um garoto que toca sanfona. Ele é o garoto que realmente toca sanfona e vai se tornar um grande nome neste seguimento”. diz Waldonys – Sanfoneiro e Piloto da esquadrilha da fumaça.
Viva a renovação. Vida longa a joia do Cariri.








Nenhum comentário:

Postar um comentário