FOLHA METROPOLITANA
Agradecimentos Especiais a Tatiana Igreja por revisar o texto.
Cala-te
boca! É assim que vejo o recado que o músico maranhense Zeca Baleiro manda para os críticos e formadores de opinião, aqueles
que cuidam da tal lista do top 10. O CD “O Disco do Ano” ridiculariza a indústria
cultural e rebate esses rankings, na canção Mamãe
no Face. Embora não esteja
preocupado com criticas e muito menos em encabeçar essas famosas listas, o
cantor condena as injustiças promovidas por esses críticos e desconfia de como
essas listas são formadas. Mas o álbum também traz temas cujo cantor aborda normalmente
em seus trabalhos, tais como, o amor, os relacionamentos, o cotidiano, além das
criticas sociais, é claro.
A
várias mãos. Assim foi a produção do trabalho que contou com quinze produtores,
três intérpretes e cinco compositores parceiros. Um verdadeiro mutirão de
ideias, resultando em um CD digno do nome.
A
faixa de abertura Calma Ai Coração (Zeca
Baleiro/Hyldon) apresenta o primeiro dos cinco compositores letristas parceiros
do músico, é uma bela canção que mostra os dilemas vividos pelo coração. Em O Amor Viajou (Zeca Baleiro/Kana), o
músico divide a parceria com uma compositora japonesa radicada no Brasil, aqui,
uma bela balada que nos leva aos anos 70. Nada
Além (Zeca Baleiro/Frejat) é a única música que não é inédita, pois, Frejat
já havia gravado a mesma em seu CD “Intimidade entre Estranhos”. Tattoo (Zeca Baleiro) relata um amor não correspondido e é a
primeira canção em que o cantor assina letra e música. O rap O Desejo (Zeca Baleiro) tem a participação
especial do cantor Chorão nos vocais. É um rap inteligente e instigante que
coloca em xeque os desejos e planos que temos.
Um
lamento poético ouve-se na sexta faixa Nu
(Zeca Baleiro). O belo reggae romântico Último
Post (Zeca Baleiro/Lúcia Santos) conta com duas participações especiais,
uma de Margareth Menezes nos vocais, e outra de Lúcia (irmã de Zeca e poetisa)
na autoria da letra. Zás (Zeca
Baleiro/Wado) é uma balada que leva a refletir. A última participação de vocal
fica por conta da novata Andreia Dias em Meu
Amigo Enok (Zeca Baleiro)
Versos
como: “Se você quer ser feliz, tente /Felicidade pode ser só ilusão/Mas o
coração não mente” estão presentes em Felicidade
Pode Ser Qualquer Coisa (Zeca Baleiro).
Na penúltima canção, Ela Não Se
Parece Com Ninguém (Zeca Baleiro), o cantor descrever uma mulher que não se
parece com nada que ele já tenha visto e sabe que ela tem algo que nenhuma outra
mulher tem.
Em Mamãe no Face ( Zeca Baleiro), o músico dá um tapa com luva de pelica em críticos e formadores de opinião com versos assim: “Mamãe, eu fiz o disco do ano/E até mesmo o Caetano parece que aprovou/Mamãe, eu sigo na minha rota/Veja só o Nelson Motta disse que o disco é show/Só falta que a Folha de São Paulo/Comece a incensá-lo/Dizer que eu sou o cara/Ou então, que os rapazes da Veja/Me chamem pra uma cerveja/Veja só que coisa rara [...] Mamãe, o fato é que eu tô na moda/Mamãe, fiz um disco foda/Faz um download/Ouve aí”.
Então, ouve aí!
Em Mamãe no Face ( Zeca Baleiro), o músico dá um tapa com luva de pelica em críticos e formadores de opinião com versos assim: “Mamãe, eu fiz o disco do ano/E até mesmo o Caetano parece que aprovou/Mamãe, eu sigo na minha rota/Veja só o Nelson Motta disse que o disco é show/Só falta que a Folha de São Paulo/Comece a incensá-lo/Dizer que eu sou o cara/Ou então, que os rapazes da Veja/Me chamem pra uma cerveja/Veja só que coisa rara [...] Mamãe, o fato é que eu tô na moda/Mamãe, fiz um disco foda/Faz um download/Ouve aí”.
Então, ouve aí!
Show de bola esse post!!
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