quarta-feira, 29 de março de 2017

Nas Asas do 14 Bis


Edição e revisão: Marsel Botelho
                                                                                                                 

                                                            Fabrício realiza o sonho de uma geração de fãs



 Acreditar nos sonhos, viver em busca deles sem pressa, nem cobrança, apenas acreditar. O destaque desta semana vem da Cidade de Itaperuna (RJ), Fabrício Araújo, que durante cinco anos construiu cada pedaço de um sonho que agora se concretiza com o CD “Uma Saudade, Uma Viagem”, que homenageia seus ídolos do 14 BIS e Flávio Venturini. Produzido pelo próprio Fabrício e Gil Martins, o álbum contém 14 temas do repertório da famosa “banda” e um tema do repertório de Flávio Venturini. Com recursos próprios, Fabrício, que é médico pediatra, desenbolsou importante soma de seu capital ao longo dos últimos cinco anos para nos presentear com esse trabalho muito especial. O CD, que teve uma tiragem de mil cópias, não será vendido, mas doado aos fãs da “banda” que tenham uma história legal para contar.

Tudo começou quando o garoto Fabrício Araújo Aguiar foi apresentado ao som do 14 BIS por amigos de seus irmãos mais velhos, que trouxeram o “vinil” para casa. Foi arrebatador para o jovem que, na época, cursava o bacharelado em Direito. Em 1988, teve a oportunidade de conhecer os ídolos em sua cidade natal, Bom Jesus de Itabapoana, noroeste do Rio de Janeiro, onde se dirigiu, antes do “show”, ao hotel em que estavam hospedados. Fabrício ganhou de Cláudio Venturini uma palheta rosa (“fender medium”), que guarda como um troféu, a sete chaves. Faltava conhecer Flávio Venturini, que se desligou do grupo em 1987, em espetáculo antológico no Palácio das Artes, Belo Horizonte, para seguir carreira solo. Em meados dos anos 90, na Cidade de Campos dos Goytacazes, reuniram-se no palco o 14 BIS, Flávio Venturini e Beto Guedes, tendo sido apresentado por Cláudio a Flávio.

Fabrício realizou um sonho de muitos fãs espalhados por esse Brasil afora. O “Dr. Fabrício” canta, toca teclados e, coincidentemente, tem o timbre semelhante ao de Flávio. A escolha do repertório deve ter sido um martírio: foi em busca do lado “B” da “banda”, que é simplesmente fantástico. Fã e também músico, o paulista Sidney Ribeiro ganhou o CD e escreveu em uma rede social estas palavras: “Amigos, 14 BIS para mim é religião. Uma obra de mais de três décadas de impecável qualidade de letras e arranjos que marcaram minha geração e que há muito tempo vem merecendo um tributo. “Hammonds, moogs, synths”, solos de guitarra, viradas de batera, frases de baixo, tudo muito fiel ao arranjo original.” Fabrício contou com quatro participações especialíssimas: o cantor e compositor gaúcho, Marcelo Pons, canta “Nuvens”; Dênis Guimarães, mineiro de Itabira, “Até outro dia”; João Pedro, filho de Fabrício, 5 aninhos, emociona ao cantar “Caçador de mim”; Cláudio Venturini interpreta “Pele de verão”.

Quer ganhar o CD? Mande um e-mail para fcobrao@hotmail.com, contando sua história com o 14 BIS e receba o CD autografado por esse artista e entusiasta da música, que nos emociona com seu mais que oportuno tributo a um grupo genuinamente brasileiro e um dos melhores de todos os tempos (ainda em plena atividade).




Um comentário: