quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A arte em parcerias


Edição e revisão: Patrícia Chammas

Vozes femininas em dueto com o autor
marcam álbum de Falabella

Semanalmente apresentamos o que há de melhor na música brasileira, dos grandes medalhões já consagrados aos que tentam mostrar sua arte dignamente e garantir seu lugar neste cenário de caminhada difícil, porém, gratificante.
Sinto-me feliz em escrever sobre esse artista que acredita na música e ama o que faz. O compositor, cantor e violonista guarulhense, Amauri Falabella, lança sua quarta cria, “Parceria”, CD que é uma obra de arte, desde sua capa aos sons que vão invadir seus poros e lhe proporcionar uma audição de poesias melodicamente harmonizadas e cantadas, ora só, ora em duetos com seus parceiros.
Em entrevista o artista contou como foi a ideia e a construção da obra.
Planeta MPB: Já faz um tempo, havíamos conversado, e você me disse que iria gravar um CD com parcerias. O que o levou a conceber esse trabalho? Você tinha as canções e, já definidos, os parceiros?
Amauri Falabella: Não, na época em que conversamos, a ideia de fazer o trabalho “Parceria” estava formatada apenas para shows; aliás, fiz uma apresentação em 1981 com esse nome. Essa coisa de parceira está na minha cabeça faz tempo. No primeiro CD tem até uma música com esse nome. Eu queria um trabalho que tivesse essa troca, da capa às canções, como este foi.
P. MPB: É coincidência, ou você tem mais parceiras femininas neste trabalho?
A. F.: Coincidência, pois lancei o convite para muitos letristas, mas tem aquela coisa: uma canção em parceria tem de casar a ideia – às vezes tem uma super letra e você não consegue enxergar a melodia.
P. MPB: O CD foi gravado em Guarulhos, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Quem produziu?
A. F.: Sim, foi gravado no estúdio TecnoArte, por Armando Leite, com quem aprendi muito. Foi um tipo de diretor musical. A produção é minha com os parceiros.
P. MPB: Que recado você gostaria de deixar aos nossos leitores?
A. F.: Meu recado é para que as pessoas tomem as rédeas do seu gosto musical. Que não se entreguem apenas ao que a indústria de massa tenta lhes empurrar goela a baixo, um único tipo de música. Que elas deem vazão ao eu gosto particular, pesquisem coisas que não estão visíveis nas vitrines da mídia.
O nome do álbum diz tudo. Amauri conseguiu reunir nesse primeiro “Parceria” – já que ele garante ter outro na agulha – nomes como Consuelo de Paula, Sonya Prazeres, Socorro Lira, Déa Trancoso, Katya Teixeira, Daniela Lasalvia, Kaique Falabella, Ricardo Dutra, Zé Helder e Renato Anesi. Vou contar um segredo: esse trabalho vai tocar seu coração.
Amauri lança o CD “Parceria” no dia 22, às 20 horas, no Teatro Adamastor – Av. Monteiro Lobato, 734 – Centro – Guarulhos – SP, com entrada franca, acompanhado do Grupo Quartula, formado por: Pietro Carlo e Ricardo Silva (violão), Talita Sanches (flauta), Valdir Maia (violoncelo), Pedro Romão (percussão), Leandro Araújo (contrabaixo) e vários convidados.
Adquira o seu CD pelo site www.amaurifalabella.com.br, pelo e-mail amaurifalabella@gmail.com, ou pelo fone (11) 99815-9479.


Um comentário:

  1. Um trabalho com parceiros do quilate de Déa Trancoso, Socorro Lira e Zé Helder só pode sair muito bom. Bela voz e belo violão tem o Amauri. Que o disco receba todo o reconhecimento que merece.

    ResponderExcluir