quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sem palavras

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


A música instrumental brasileira é riquíssima, mas ainda engatinha em termos de divulgação para o grande público. Hoje tenho o imenso prazer de apresentar um jovem talento que, apesar da pouca idade, é dono de uma carreira sólida e respeitada aqui e fora do País, onde esse segmento tem mais visibilidade. O pernambucano Luciano Magno nos contempla com seu sétimo CD, “Estrada do Tempo”, sendo este o terceiro álbum solo. Prestes a comemorar 25 anos de carreia, Luciano coleciona importantes prêmios, amigos ilustres e turnês internacionais. Produtor, arranjador, cantor e instrumentista tem seu nome envolvido em trabalhos de artistas como: Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Nando Cordel, Dominguinhos, André Rio, Elba Ramalho entre outros.
Neste álbum Luciano assina dez dos 11 temas. Neles iremos passear por ritmos genuinamente brasileiros como o frevo, o samba, a bossa nova, o baião, o choro, e observar o namoro do artista com o jazz. Luciano é um grande melodista – sua guitarra fala por si só. As palavras ausentes nas canções são criadas e recriadas a cada audição, e nós, ouvintes, somos os letristas ou poetas. A música composta por esse pernambucano tem sentimento e sustância, como dizemos seus conterrâneos. O CD abre com o frevo, ritmo da terra que Luciano conhece tão bem. “De Olinda a Los Angeles” é uma verdadeira viagem regada a solos conduzidos por sua guitarra, além do trompete de Fabinho Costa.
O segundo tema, “Virado à Paulista”, é um autêntico samba cuja autoria Luciano divide com Marcio Resende. Aqui o músico tem a participação especialíssima do amigo e conterrâneo, o Maestro Spok. “Estrada do Tempo”, tema que dá nome ao CD, tem um singelo vocalize de Benil Ramos. Destaque para o solo de clarinete de Henrique Albino completando a beleza do tema que, por alguns minutos, faz dueto com a guitarra do autor. Nesses anos de carreira, Magno gravou alguns CDs em duo ou em trio, e um dos músicos com quem trabalhou foi Fábio Valois, que participa da canção “Samba Boat”. Num dos temas mais belos do CD, “Linda Alegria”, Luciano faz parceria com Marcio Resende. A suavidade de seu solo de flauta nos conduz por uma ciranda praieira ao amanhecer; o tema é poético e nos remete ao amor do mar que joga as ondas sobre as pedras para ver as espumas se soltarem.
A sexta faixa, uma bossa batizada de “Samba Magno” (Roberto Menescal), é uma justa homenagem do mestre ao amigo Luciano Magno, além de participar da gravação com sua guita. Você conhece o ritmo maxixe? Luciano e Marcio Resende nos presenteiam com uma canção que carrega o nome do ritmo. É simplesmente maravilhoso poder reviver esse som dançante! Vale conferir. Para finalizar, “Baião pra Luiz” e “Dominguiando” me fizeram ir às lágrimas de saudades de nossas estrelas no céu. Ouviremos ainda a acalentadora “Cafuné” e “Fervilhando”, um frevo superelaborado, alegre e “jazzado”. Você encontra o álbum na www.passadisco.com.br. Abra os olhos da alma para que cada acorde dessa Estrada seja contemplado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário