quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Com a mão no “O Terço”

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Se há um músico que pode ser chamado de líder de banda hoje no Brasil, esse músico e Sérgio Hinds que, há mais de 40 anos, lidera e mantém viva a lendária banda de rock progressivo, “O Terço”. Hinds, considerado pela crítica especializada como um dos maiores guitarristas brasileiros de todos os tempos, também é um dos fundadores da banda e tem papel fundamental em sua trajetória desde a formação inicial, que contava também com Jorge Amiden (in memoriam) e Vinícius Cantuária. O Terço, nessas quatro décadas, teve inúmeras formações, mas a considerada “clássica” tinha Flávio Venturini, Sergio Magrão (14 Bis) e Luiz Moreno (in memoriam).
O “O Terço” não estaria aí hoje sem a perseverança de Sérgio Hinds que, durante esse período, contou com 24 músicos, ao todo. O reencontro com a formação mais enaltecida pelos fãs e pela crítica aconteceu no aniversário de 50 anos de Flávio Venturini, em 2001, que convidou os amigos Sérgio Hinds, Sérgio Magrão, Luiz Moreno e Cezar de Mercês para subirem ao palco e tocarem juntos clássicos como “1974” (Flávio Venturini). Nasceu dessa liga o desejo de reativar a banda, para futura gravação de um CD/DVD, mas a fatalidade bateu à porta do projeto, pois Luiz Moreno veio a falecer um ano depois. Incentivados por Irinéia Maria Ribeiro, viúva do músico, a banda resolveu, em 2004, iniciar os ensaios e, para substituir Moreno, convidaram o baterista Sérgio Melo. Em 2005 foi gravado o concerto no Canecão (RJ), mas apenas em 2007 o CD/DVD foi lançado pela gravadora Som Livre, sem as músicas “Jogo das Pedras”, “Queimada”, “Eu Vi Aquela Lua Passar” e o hino da banda, “Hey Amigo” – músicas não autorizadas na época por Cezar de Mercês, por conta de um desentendimento, hoje superado entre os amigos.
Um novo projeto intitulado “O Terço 3D”, com as canções que ficaram de fora do primeiro DVD, já foi gravado e aguarda lançamento em 2015. Enquanto isso, Hinds resolveu presentear os fãs da banda com um repertório totalmente “lado B”, com as canções “Amanhecer Total”, “Gente do Interior”, “Adormeceu”, “Lagoa das Lontras”, “Deus”, entre outras. É bom frisar que o show não é do “O Terço” e sim, Sérgio Hinds tocando músicas menos executadas em shows. E o presente não para por aí: Sérgio convidou Cezar de Mercês e Roberto Lazzarini (Terreno Baldio) que farão participações especiais. Esse show vai acontecer dentro do Moto Rock Fest – Festival de Rock Progressivo, que ainda terá “Pedro Baldanza Trio” tocando o repertório da inesquecível banda “Som Nosso”, a banda “Apokalypsis”, lançando o CD “40 Anos” e a recém-formada “Banda 70 de Novo”, formada por Gerson Conrad (Secos e Molhados), Pedro Baldanza, Cezar de Mercês, Zé Brasil e Silvia Helena. Tudo isso vai acontecer no sábado, 29, a partir das 18h, no Via Marquês – Av. Marquês de São Vicente, 1.589 – Barra Funda. Ingressos a R$ 30,00.
Sérgio Hinds, a lenda viva do rock progressivo no Brasil, há mais de 40 anos, com a mão no “O Terço”.

Um comentário: