quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cláudia Beija, chegando para ficar

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Às vezes precisamos esperar um certo tempo para termos a certeza de que chegou a hora de assumirmos determinadas decisões. Acho que é assim que a pernambucana Cláudia Beija se vê ao lançar seu primeiro CD solo, com mais de 30 anos de carreira, boa parte dela como backing vocal de artistas consagrados. Seu primeiro CD, A.M.A.T.E.R, resume bem essa necessidade da cantora em mostrar que pode assumir o palco e fazer a canção chegar de forma sublime aos ouvidos daqueles de bom gosto musical. Produzido por Caca Barretto, o álbum conta com 14 canções e faz a ponte entre o clássico e o contemporâneo. Dona de uma voz doce e melodicamente afinada, Cláudia é capaz de nos conquistar da primeira à ultima música, tornando-nos personagens de suas canções. O álbum já é cotado como um dos mais belos trabalhos produzidos na “terra do frevo”.
O CD abre com a música-convite “Vamos a Marte” (Henrique Macêdo/Paulo Marcondes). Nela, a poesia se funde à canção e a doçura que salta da voz de Beija dá o tom da busca da liberdade e da vontade de ser feliz, seja lá onde for. Com um arranjo de cordas e uma percussão que trafega pela melancolia do poema, numa das mais belas do álbum, Cláudia se veste de emoção para, na tristeza do canto, nos agraciar com “Engano Seu” (Diogo Andrade). Neste primeiro trabalho Cláudia abriu o leque para os compositores da sua terra e, dos parceiros Júlio Morais/Ylana Queiroga, gravou “Nossa”. Com uma interpretação impecável a cantora pernambucana gasta seu inglês ao interpretar a “quarentona” “Nothing to Lose” (Henry Mancini/Donald Black).
O tão gravado “Poeta da Vila”, Noel Rosa, ganha de Beija uma interpretação digna de sua canção, “Último Desejo”, que nos transporta para um botequim onde iremos, entre um gole e outro, afogar nossas desilusões. “Terminei Indo” (China/Yuri Queiroga/Jr. Black) é mais uma boa canção dos compositores da cena pernambucana. Na sequência, Cláudia presta uma linda homenagem a uma das bandas mais importantes da música brasileira, a “Banda de Pau e Corda”. Ao gravar “Vivência” (Sérgio de Andrade/Waltinho), de 1973, a cantora entoa as notas solenemente, permitindo-nos voltar no tempo. Um arranjo irrepreensível.
Uma canção mais introspectiva se ouve em “Um Dia Lindo de Morrer” (China), em que a intérprete tem a participação especial do autor. Cláudia investe em seu lado compositora e grava “Eu Saio (Um Dia)” (Cláudia Beija/Caca Barretto). Uma sátira que reflete bem os festivais de música por este país afora, ouviremos em “Só que Deram Zero pro Bedeu” (Luiz Vagner). “O Habitat da Felicidade” (Lula Queiroga/Lucky Luciano) é canção pra se ouvir com a alma. Quer ouvir um bom samba? Então é só aumentar o som em “Samba Tem” (Ze Manoel/Guilliard Pereira). Com participação especialíssima de Elba Ramalho, com quem Cláudia Beija divide os vocais, ouve-se “Flor de Maracujá” (João Donato/Lysias Enio). Para finalizar este primeiro de muitos, uma ciranda praieira em “Fonte” (Caca Barretto/Paulo Marcondes).

3 comentários:

  1. Parabéns Claudinha!!! Isto é apenas o reconhecimento, público do seu trabalho, do seu talento, da profissional responsável e comprometida que você é! Para nós que conhecemos você de pertinho é um verdadeiro presente usufruir de tamanho talento! Fico feliz por você e saiba que isso é apenas o começo do muito que ainda está por vir!!! Parabéns hoje e sucesso sempre!!!
    PS.: Amei a foto!!! É sempre um enorme prazer fotografar pessoas de tamanha beleza, interior e exterior,como você, Cacau!!! Sou sua fã!!! Beijos no seu coração!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens minha bela Flor...voce merece,bjo no coraçao.

    ResponderExcluir
  3. A interpretação dela pra "Último desejo" é uma coisa maravilhosa. Ouvindo agora "Terminei indo". Feita na medida da voz dela. Agora, só de imaginá-la cantando Banda de Pau e Corda... Um beijo pra Cláudia! Que ela alcance todo o sucesso que merece.

    ResponderExcluir