quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Taiguara, vivo como nunca

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas



Amanhã Taiguara Chalar da Silva completaria 69 anos, se não tivesse nos deixado aos 50 anos, vitimado por um câncer. Mas temos muito a comemorar, pois sua memória nunca foi esquecida e, como presente, receberemos da gravadora e editora Kuarup dois produtos com lançamento simultâneo: o livro “Os Outubros de Taiguara”, escrito pela jornalista Janes Rocha, e o CD póstumo “Ele Vive”, produzido pelo lendário músico Pedro Baldanza, o Pedrão. Os velhos fãs de Taiguara vão viajar no tempo, mas, para mim, a grande importância é que tais obras possam alcançar as novas gerações e despertar nelas o interesse em conhecer esse artista nato, um dos mais perseguidos durante o regime militar. Janes mergulhou nos guardados sombrios do “Arquivo Nacional” e no extinto “Serviço Nacional de Inteligência” (SNI) das Forças Armadas para relatar como eram as manobras a vetar e prejudicar o compositor que teve mais de 80 canções censuradas, além do disco “Imyra, Tayra, Ipy – Taiguara”, recolhido em 1976, pouco depois de chegar às lojas.
Empenhada em preservar a memória do artista, Ana Lasevicius, sua viúva, encontrou na Kuarup a parceria certa para a curadoria dessa obra extensa e rica. Dezenas de fitas com centenas de horas de gravação foram entregues pela gravadora a profissionais altamente competentes com a função de extrair as 11 canções do álbum, todas inéditas, gravadas só com voz e piano. A recuperação física e digitalização do áudio a partir de fitas cassete originais ficaram a cargo de Ricardo Carvalheira e Felipe Sander. As bases e arranjos foram criadas por Ricardo Cristaldi e as mixagens e masterização ficaram por conta de José Luis Costa, ou Gato.
Ouviremos a qualidade poética e política de um artista que ganha nova voz 18 anos depois do grande público dar por encerrada sua obra. A canção “Ele Vive”, que dá título ao CD, é uma homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes (1898-1990). Em “Guerra é pra Defender” sua veia política se mostra nitidamente. A única canção deste resgate com parceria é “Te Quero”, composta para sua amiga, a cantora Vanja Orico. Com letra do poeta Sérgio Napp, nela temos uma apaixonada declaração de amor. Para mim a canção “Moça da Noite” bateu forte. Me fez enxergar o submundo da exploração sexual – tema que já era denunciado no passado pelo artista –, também presente em “Conflito (Sexo Escravo)” e “Alba Esperança”. Ainda no álbum: “Manhã na Candelária”, “Sou Negro” (um verdadeiro manifesto em prol da raça), “Tomou Rebeldia” – título dado pelo pessoal da Kuarup, pois não estava identificada –, “Catador de Milho” e “Samora Potiguara”, dedicada ao filho do segundo casamento. A gravadora ainda dá de bônus: “Outubro” (Milton Nascimento/Fernando Brant), “Modinha” (Sérgio Bittencourt), “Helena, Helena, Helena” (Alberto Land) e “Hoje” (Taiguara), gravadas ao vivo no Teatro João Caetano. As utopias de Taiguara, seus sonhos e ideais, permanecem vivos na sua obra, diz Alcides Ferreira, jornalista proprietário da Kuarup.

3 comentários:

  1. Espero com carinho e agradecimento !!!! Mais uma vez fui ( fomos ) presenteados com mais uma linda matéria que Dery Nascimento tem o cuidado e zelo em escrever !!! Porém essa com um toque especial! Dedicada a uma pessoa que passou por nós e deixou uma preciosidade !! Taiguara muito querido vive em nós e sempre viverá !!! Obrigadaaaaaaaaa a todos envolvidos pela brilhante idéia !!!

    ResponderExcluir
  2. Taiguara é um artista fundamental em nossa música. Nada mais justo do que esse trabalho primoroso da Kuarup e este excelente artigo. Não vejo a hora de ouvir o disco e ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. "Taiguara, o mais brasileiro dos uruguaios", criei esta frase na época em que fui radialista e divulgava tudo que o artista produzia. Taiguara foi um gênio incompreendido por muitos da dua geração. Aprofundar-se em Taiguara, é lançar-se a uma obra de peso, de fina sensibilidade. Sob o meu ponto de vista, o artista era completo como músico e como poeta. E ama o Brasil profundamente. Estamos ansiosos com este lançamento!

    ResponderExcluir