quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Das canções mineiras ao rock progressivo

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas


Eles são cariocas, mas resolveram registrar em CD suas infinitas influências dos artistas mineiros que cultuam, como Beto Guedes, Lô Borges, Milton Nascimento, Flávio Venturini e bandas como Sagrado Coração da Terra, 14 Bis, O Terço, além das progressivas Pink Floyd, Marillion, Yes, Rush, Jethro Tull e Genesis, que eles cresceram ouvindo. Essa é a banda Únitri, formada por André Zichtl (guitarra, violão, programação, backing vocals), Danilo Ferreira (vocal, violão), Rômulo Lima (baixo, teclado, bass pedal, backing vocals) e Michel Melo (bateria, percussão).
O CD “Minas, Cantos e Quintais” apresenta 12 canções e tem a produção assinada pelo mago e lenda do rock progressivo nacional, Sérgio Hinds. A primeira faixa, “Canção” (André Zichtl/Danilo Ferreira) é a comprovação de que os meninos beberam forte nas fontes citadas. “Minas” é cantada de forma sublime e nos remete a discos clássicos como Espelho das Águas, do 14 Bis. Danilo Ferreira entoa as notas como se tivesse nascido lá – seu canto tem a melodia e harmonia mineiras e, em alguns momentos, chega a lembrar o timbre de Cláudio Venturini. Ele foi o último a entrar na banda e é dele a “mineirice” embutida nas composições. “Minas, Cantos e Quintais” (Danilo Ferreira) é um passeio sonoro pela Estrada Real, pelos pomares, pela religiosidade tão presente, pelas esquinas de um “Clube”, pelo voo imaginário do 14 Bis. Vale fazer essa viagem. Regravar um clássico como “Criaturas da Noite” (Flávio Venturini/Luiz Carlos Sá) é de uma responsabilidade ímpar. Com participação de Sérgio Hinds dividindo os vocais, os garotos do Únitri ainda contam com Raphael Montechiari ao piano. A grande surpresa fica para o final da canção, quando eles entoam os vocais, emendando “Pequenas Coisas” (Cezar de Mercês/Sérgio Magrão), música do álbum Além Paraíso, do 14 Bis, de1982.
A mistura entre poesia e melodia faz nossos corações explodirem de amor, numa sensação indefinida, ao ouvir “Diamante” (André Zichtl, Rômulo Lima, Danilo Ferreira). Destaque para o solo de “sint” de Raphael Montechiari. Com participação especial de Marco Aurêh na flauta, “À Mostra” (André Zichtl/Rômulo Lima) é mais um tema que imprime a poética mineira em sua melodia. “Agora” (André Zichtl/Rômulo Lima/Marta Sódre), com sua singeleza “à la” Anos 70, é emoção na certa.
Aperte os cintos que a coisa vai ficar séria. A partir desse momento, a viagem é por solos de guitarras, moogs, flautas e vocais elaborados. Aqui o som é passageiro do infinito, a música flutua por megatons no espaço. Ouviremos os progressivos que nos remetem ao encontro inusitado do Pink Floyd com o Jethro Tull nas trísceles “Trans Somnia” e “Zênite” (Rômulo Lima), e “Luna” (André Zichtl). “Orion” (Rômulo Lima), “Luz” (Fábio Macedo/Eugênio Zicti) e “Arcárdia” (André Zichtl/Rômulo Lima/Eugênio Zichtl/Danilo Ferreira) fecham a audição. Únitri é isso: a comunhão da poesia mineira e sua rica harmonia com a viagem sonora dos solos progressivos.

2 comentários:

  1. Como Dery cita ... Únitri é uma explosão de amor ! Quando os escutei pela primeira vez , me remeteu a um universo familiar e ao mesmo tempo novo ! O título do Cd "Minas,cantos e quintais" é encantador, cativante ! Únitri nos traz a continuação de um trabalho maravilhoso que nossos queridos "Progressivos" vem nos presenteando no decorrer desses longos anos ! Obrigada Dery por estar compartilhando conosco !!!!

    ResponderExcluir
  2. Únitri brings together the best elements of a fantastic and inspired Symphonic Progressive Rock, blending an inventive combination from regional brazilian music, born and uniquely found in some parts of Brasil, developed through some important Brazilian musicians, all them originating in the glorious 70's, where we can hear emotional songs beautiful and refined, with an instrumentation sometimes deeply melodic, full of colorful and pleasant musical passages with strong instrumental explorations. The main band style is symphonic progressive rock, all the songwriting are excelents, reflecting influences and style that the musicians proposes. The instrumentation is solid and functional, the vocals and backing vocals, always singing in portuguese, are best described as registered mark of Brazil's Progressive Rock groups and some renowned singers, as a example, "Milton Nascimento". The instrumental is adorned by symphonic keyboards, melodic guitars, with a vibrant bass, adding flute sound passages and all powered by a vibrant drum. Únitri and their music, has a sound highly accessible and deliberately catchy, and reminds us a musical style pretty similar from many consecrated brazilian musicians, such as many bands too, both nationally and internationally. A perfect combination between Brazilian music, together with Brazil's Prog Rock, adding strong influences from Progressive Rock music found some symphonic bands mainly around the Europe, though, with a sound all its own. You need listen this album immediately, and should listen all the tracks with a special attention, can bet, you will love their music. It is hard to determine which is the best track of this album, not one specifically is better than the others, but I'd like describe my favourite songs. I would start by the first track titled as "Canção", a soft and melodic instrumental, adding angelical vocals, symphonic keyboards and beautiful guitar solos, really one of the best songs. Following, the next track called "Minas, Cantos e Quintais", dominated by soft vocals, blending symphonic elements from bands such as "Yes" and "14 Bis". The third track, is a stunning interpretation from "Criaturas da Noite". A original version for the song "Criaturas da Noite" was writing by "Flávio Venturini" and "Luiz Carlos Sa", and immortalized in the band version "O Terço". In this version, Únitri featured the special participation of "Sergio Hinds" ("O Terço") on vocals and guitar, and "Raphael Montechiari" ("Montechiari Project") on piano. Following with my tracks selection, "Diamante", "À Mostra" and"Agora", all follow in the same line of the first track, richly dominated by symphonic instrumentals. Vocals, keyboards, drums and guitars together, show a perfect musical ensemble, including subtle influences from "Pink Floyd", "Yes", "14 Bis", "Terreno Baldio", "Jethro Tull", "Pablo El Enterrador" e "O Terço". However, to complete, the apex from this album is clearly realized in the following tracks, "Trans Somnia", "Luna", "Zênite", "Luz", "Orion" and "Arcádia", where the band's musicians show a high degree of professionalism and talent, captivating musical arrangements, call the listener's attention at all times, we can hear a selection of musical influences around "Pink Floyd", "Yes", "14 Bis", "Terreno Baldio", "Jethro Tull", "Barclay James Harvest", "Pablo El Enterrador", "O Terço", "Genesis", "Blackfield" and so on. By Carlos Vaz - www.progressiverockbr.com

    ResponderExcluir