quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Gabriel Sater

Agradecimentos Especiais a Patrícia Chammas


Compositor, cantor, ator, arranjador e instrumentista, o jovem Gabriel Sater tem em seu DNA a arte que herdou do pai, Almir, mas o grande diferencial é que o artista caminha com suas próprias pernas e batalha seus projetos como todo o músico independente. Gravou seu primeiro CD, “Gabriel Sater Instrumental”, em 2006. Com intervalo de três anos lança o segundo trabalho, “A Essência do Amanhecer”. O recém-lançado “Indomável” é o terceiro da carreira que, produzido por ele e Leandro Aguiari, nos apresenta 13 canções, sendo uma instrumental. Quando digo que esse jovem cantor caminha com autonomia, quero dizer que ele não utiliza do forte sobrenome para tirar vantagens, pois trata-se de um artista nato que corre atrás de seus ideais com todas as dificuldades que, conhecidamente, há no percurso.
O CD abre com “Nas Montanhas de Minas” (G.S.), uma singela declaração de amor musicada para a amada Paula Cunha. Gabriel também sabe poetizar melodias. A segunda canção, “Boca do Mato”, é a primeira parceria com Luiz Carlos Sá – o Sá, parceiro de Guarabyra, que é uma das novidades do álbum – e traz seu pai, Almir Sater, tocando a viola de 10 cordas. A audição desta canção tem cheiro de terra, traz a saudade do amor deixado para trás, mas possível de ser reconquistado.
Sabe quando você procura a beleza? Você a encontra na terceira faixa do trabalho, “Agridoce” (Gabriel Sater/Leandro Aguiari/Luiz Carlos Sá) – poesia e melodia em uma dança matinal para o amor: “Vamos lá/O amor nos há de guardar/E proteger”. Uma canção típica do pantanal mato-grossense é o que ouviremos em “Quero ou Não Quero” (Gabriel Sater/Luiz Carlos Sá). A participação especial da tia Gisele Sater, dividindo os vocais com o sobrinho, dá o tom da festa. Quando você pensa que ouviu “a” música do CD, aparece outra melhor que a anterior, fazendo-nos imergir nessa trilha que canta o amor, a natureza e a paz interior. “Aonde Você For” (Gabriel Sater/Leandro Aguiari/Luiz Carlos Sá) tem um belo arranjo de cordas que serve como moldura para a poesia cantada por Sater. “Vida, Bela Vida” (Guilherme Rondon/Paulo Simões) traz o dueto de Gabriel com Fernando Anitelli (O Teatro Mágico). “A brasa/Que queima meu coração/Vem do fogo dos teus cabelos/Doce paixão”, diz a letra de “Cabelo de Fogo” (Gabriel Sater/Luiz Carlos Sá). Gabriel convida o dono de uma das vozes mais belas de Minas, Tadeu Franco, para cantarem “Condor Peregrino” (Gabriel Sater/Fernando D’Andréa). Emocionante.
Em “Ciranda” (Gabriel Sater/Alexandre Lemos) o suingue das cordas e a poesia na ponta da língua valem a audição. Sá divide os vocais e assina a letra em parceria com Gabriel Sater e Leandro Aguiari na singela “Lembranças Demais”. Para finalizar a audição do belo CD, seguem “Um Novo Amanhã Agora” Gabriel Sater/Daniel Rondon) e “Meu lugar” (Gabriel Sater/Leandro Aguiari/Cesar Leite). Relembrando o início da carreira, iniciada com um CD instrumental, o músico finaliza o álbum com “Indomável” (G.S.), canção que homenageia Almir.


3 comentários:

  1. Trabalho maravilhoso desse menino que traz o DNA do "homem do chapéu " !!! Um orgulho para nós !!

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo, Dery. Gabriel vem firme na esteira do pai, compondo muito bem e cantando com um timbre muito parecido com o do Almir, muito gostoso de ouvir, Merecido destaque em sua coluna. Gabriel já é muito mais do que o filho do Almir. É um artista com enorme potencial.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM DERY....VAMOS CONHECER O AUDIO!!! BELO TRABALHO DE VANGUARDA!! ABRAÇÃO!!

    SERGIO RIOS

    ResponderExcluir