quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Vitalidade Musical de Dona Jandira












Nunca é tarde pra começar! Estamos cansados de ouvir essa frase. Mas ela se encaixa muito bem na história de Dona Jandira, uma  Alagoana de Maceió radicada em Belo Horizonte (MG). A música entrou desde cedo na vida da pequena Jandira. a mãe era professora de Piano e Acordeom. Aos quatro anos, Jandira cantarolava pela casa. Mas a mãe conservadora, não permitiu que a adolescente Jandira seguisse profissão de cantora, já que havia um preconceito muito forte com as mulheres que seguiam nesse oficio na época, no Nordeste. Então ela fez pedagogia e utilizava a música em suas aulas e apresentações na escola. Por meio do artesanato que ela veio morar em Minas na cidade de Ouro Branco, até receber um convite para trabalhar com o coral na cidade vizinha de Itatiaia.
O destino lhe devia uma explicação. E aos 65 anos, quando necessitou de uma carteira profissional de músico para utilizar em suas atividades com o coral infantil, conheceu o músico e empresário, José Dias. Encantado com a força e o talento da cantora convidou para iniciar um projeto. Depois de seis anos ela grava o DVD “Dona Jandira ao Vivo”. Acompanhada de uma superbanda ela canta 18 sambas clássicos com convidados ilustres.
Dona Jandira  canta com uma interpretação toda sua, tirando  qualquer duvida que possa haver em relação a ela. Não é só uma senhora cantando, mais uma senhora que canta e dá  roupagem nova a verdadeiros clássicos. O show começa com “ Que Será” (Marino Pinto/Mario Rossi). O desfile de clássicos continua com “Feitiço da Vila” (Noel Rosa/Vadico),”Nada Além”( Mario Lago/Custódio Mesquita),”Amor Vulgar”(Renato Guima). A primeira participação especial fica por conta do cantor Mineiro Sérgio Moreira, na canção dele próprio, “Mulato dos Olhos Verdes” .
Essa mulher tem de vim para os palcos paulistas. Precisamos aplaudi-la em pé. Ela catalisou toda musicalidade na infância para, na primeira oportunidade nós doar o que tem feito com muito profissionalismo. A sequência musical segue com o clássico “Noites Cariocas”(Jacob do Bandolim/Hermínio Bello de Carvalho).A segunda participação especial é do percursionista Marco Lobo nas músicas “Na cadência do Samba” (Ataulfo Alves/Paulo Gesta/Matilde Alves) e “Na baixa do Sapateiro”(Ari Barroso).
“Dança das Constelações” (José Dias/ Murilo Antunes) ,antecede a terceira participação deste DVD. Cleve Bambu entra na música de sua autoria “Boletim de Artista”. Há um samba bem mineiro “O calor do Samba” (Chico Amaral). A próxima participação é super especial. O cantor e poeta mineiro Paulinho Pedra Azul faz dueto em “Nunca”(Lupicínio Rodrigues). Da forma que essa mulher canta, exalando emoção, nos resta acreditar que ela nos presenteia com o que há de mais belo: o seu amor pela música.
“Samba de Eva”(Helvécio Viana/Ramon Maia),”Leva Meu Samba”(Ataulfo Alves), Folhas Secas” (Nelson Cavaquinho/Guilherme Brito), Mulata Assanhada”(Ataulfo Alves),essas músicas tiveram interpretações maravilhosas
Para finaliza, a participação especial de Luiz Melodia em, ”Estácio Holly Estácio” dele próprio e em “Onde Anda Você” (Vinicius de Moraes/Hermano Silva)
Contatos para show:(31) 9994 3044 com Marisa Toledo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário