quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alguém Pode Explicar?



COMPRE AQUI!



A coluna essa semana indaga por respostas. Mas antes de fazer as perguntas devo apresentar aos meus leitores os motivos delas: Eugénia de Melo E Casto, a cantora portuguesa que realmente faz a ponte entre Brasil e Portugal há 30 anos.
Posso estar enganado, mas não conheço outra cantora lusitana que tenha em seu currículo participações de uma constelação de músicos brasileiros como esta: Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, Chico Buarque, Paulo Jobim, Gonzaguinha, Simone, Carlos Lyra, Wagner Tiso, Egberto Gismonti, Toninho Horta e   Ney Matogrosso entre outros.
Devo registrar que Eugénia é a única cantora Portuguesa que gravou e fez dueto com o mestre Tom Jobim. Uma outra faceta da cantora foi apresentar a Milton Nascimento o universo Poético de Fernando Pessoa.
Nos dias 24 e 25 de Marco de 2012, Eugénia lançou no Teatro do Sesc Pinheiros, um dos CDs mais representativos para música brasileira “Um Gosto de Sol” do selo Sesc. O CD conta com 11 canções dos mais representativos músicos e compositores do famoso Clube da Esquina, além das participações de Toninho Horta, Wagner Tiso, Túlio Mourão, Chico Amaral, a atriz Debora Falabela , recitando um poema do Poeta mineiro Affonso Dávila e o Mestre Milton Nascimento.
No dia 28 de abril do mesmo ano, escrevi uma critica nesta coluna com o titulo “ Um gosto de Sol, de Viver, de Amar. Para ler a matéria novamente acesse http://planetampb.blogspot.com.br/ .Um gosto de Sol é um dos lançamentos mais importante de 2012.  A primeira pergunta é: Porque um CD como este não teve uma divulgação em massa pelo selo Sesc?, segunda: Por que a rede Sesc só fez os shows de lançamento nas unidades de Sorocaba em 29 de novembro, Santos 30 de Novembro, Belenzinho 1 e 2 de Dezembro?, Terceira: O CD é uma celebração ao Clube da Esquina e um ano após seu lançamento esse show ainda não chegou a BH.?
O ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal teve inicio em 7 de setembro de 2012 e encerrou as comemorações no ultimo dia 10 de junho. Pensei, vou ver alguns shows de Eugénia e de novos nomes da cena Portuguesa. Estava totalmente enganado,  pois  não vi o nome da cantora em nenhum informativo das comemorações. Tem algo estranho pois não dá para imaginar que uma artista que faz o elo entre os dois países e está na ativa a 30 anos tenha ficado de fora dessas comemorações. Não creio em problemas de agenda, pois com 10 meses de comemorações uma data se arranjava. Será que os organizadores  têm conhecimento da importância de Eugénia de Melo e Castro para cena musical dos dois países?
Não ter Eugénia nas comemorações de Portugal no Brasil é como negar a própria historia. Fica a pergunta que não quer calar, Alguém pode explicar porque ela ficou de fora?
Para este ano a cantora promete dois lançamentos, ambos estão em fase de finalização; Um CD infantil baseado na obra a escritora portuguesa Maria Alberta Menéres, lançamento previsto para Setembro 2013. Participação de Ney Matogrosso na música “O Meu Chapéu” ,  e  “Sweet Psychedelics” , com  lançamento previsto para Outubro 2013.
Vida longa a cantora.







2 comentários:

  1. Muito bem lembrado, Dery.
    Realmente, a divulgacao do CD foi pessima, coisa explicavel assim como inexplicavel foi a ausencia de Eugenia Melo e Castro nas comemoracoes entre Brasil e Portugal.
    Elo importante da musica de ambos os paises, nao se concebe que ela nao tenha tido seu nome reverenciado nas comemoracoes em questao.

    ResponderExcluir