sábado, 11 de agosto de 2012

Discos Que Marcaram - Quatro Por Quatro - 14 Bis



FOLHA METROPOLITANA- GUARULHOS-SP


Agradecimentos Especiais a Tatiana Igreja por revisar o texto.


A coluna Planeta MPB estreia a série Discos Que Marcaram. E para ser o primeiro dessa, escolhi o disco ‘Quatro por quatro’, um verdadeiro divisor de águas para a banda mineira 14 BIS que se aproxima do seu trigésimo quinto aniversário.

O final dos anos 80 foi uma verdadeira fase de transição e incertezas para o grupo, pois perdia seu compositor mais frequente e voz principal Flávio Venturini que já vinha arriscando uma carreira solo com os discos ‘Nascente’ (1982) e ‘O Andarilho’ (1984).

 Depois de gravar dois CDs em 1987 - ‘Sete’ e ‘14 Bis Ao Vivo’ (despedida de Flávio) -, a banda precisou de seis anos para se reinventar, compor e planejar um novo voo. Então, em 1993 nos presenteou com o álbum ‘Quatro por Quatro’, produzido por Renato Ladeira e esperado por todos com muita ansiedade uma vez que ficou a pergunta no ar: “Como será sem o Flávio?”

O trabalho foi produzido pelo quarteto formado por Cláudio Venturini, que assumiu a voz principal, Sérgio Magrão, Hely Rodrigues e Vermelho. É digno de entrar na série Discos que Marcaram por apresentar ao seu público fiel 12 belíssimas canções.

A primeira faixa, Filme B (Vermelho), é um instrumental progressivo de tirar o fôlego, marca registrada do grupo. O Fogo do Teu Olhar (Cláudio Venturini/ Renato Ladeira) é a primeira das quatro músicas em que Cláudio assina em parceria.  O sucesso I Can´t Make You Love Me (M.Reid/ A. Shamblin), consagrado na voz de George Michael, ganha nova versão do poeta e letrista Ronaldo Bastos em Eu Já Fechei Meus Olhos (Mas Quem Não?). Nessa canção a voz de Cláudio e o vocal em quatro vozes da banda nos emocionam do início ao fim.  

Sem Final Feliz (Cláudio Venturini/ Luis Carlos Sá) marca a estreia na parceria com Sá. Além da letra poética, Cláudio não economiza no solo e Magrão mostra porque é um dos melhores baixista do país. Em Luz Na Escuridão (Cezar de Mercês), a letra diz da força da amizade e que o som deve continuar. Dona de Mim (Moacir Luz/ Aldir Blanc) leva a banda a ter uma música novamente em novelas, neste caso, Pedra Sobre Pedra da Rede Globo.

Clareiras é uma canção que tem a cara do 14 BIS,  composta pelo músico carioca Leoni, ex-Kid Abelha. Por Mim Agora (Cláudio Venturini/Telo Borges) é um belo tema.

O parceiro de tantas canções e palcos Flávio Venturini brinda essa nova etapa da banda cantando uma canção que já chega marcando presença nos corações dos fãs, Romance (Flávio Venturini/ Juca Filho). Cura Pela Luz (Claudio Venturini/ Vermelho/ Guilherme Arantes) tem presença especial de Guilherme no vocal.

 Em Máscara Convencional (Sergio Magrão/ Luiz Carlos Sá), Magrão volta a compor com o amigo Sá, que já foi seu parceiro em uma das obras de arte da música brasileira “Caçador de Mim”.  Do Mar de Minas (Cezar de Mercês) é uma singela homenagem ao Milton Nascimento, mas a curiosidade dessa música é que a letra foi alterada: “Esse Negro do Mar de Minas/do Interior...” é o que diz a letra original, trocada por “Esse Povo do Mar de Minas/ do Interior...”

Vida longa ao 14 BIS!


8 comentários:

  1. Incrivel! Durante a leitura o coração até bate mais forte!rs
    Esse é um disco que eu particularmente gosto mto! E o Sr Dery mais uma vez nos surprende com a qualidade do texto e com os sabios comentarios a respeito de cada faixa...
    E mais um apredinzado, não sabia que "mar de minas" tinha sido alterada a letra original, tbm não sabia que era uma homenagem ao Milton...Passei a achar ainda mais genial...
    A voz do Claudio em "Eu já fechei meus olhos" me transmite uma emoção impar, não sei pq, mas tenho um carinho especial por essa música.
    "Clareiras" tem lá um toque sensual...Eu Adorooo!
    "Romance" tem aquele toque mineiro, simplicidade...uma delicia de se ouvir...
    "Filme B" Dispensa comentários! Energia pura!
    Obrigada Dery pelas curiosidades e pelo empenho em divulgar essa maravilha de disco que marcou a história da nossa querida banda e da musica no Brasil!Parabéns! Sou fã do seu blog! =D
    Salve a boa música!

    ResponderExcluir
  2. Pq o 14 Bis quase não toca MÁSCARA CONVENCIONAL, gente, essa música é muuuuuuito linda.

    ResponderExcluir
  3. belo cd, custei para achar, guardo ele a 7 chaves!!! boa Dery

    ResponderExcluir
  4. Os meus ( LP e CD )estão muito bem guardados!!!!

    ResponderExcluir
  5. ja procurei esse disco pra conprar e nunca achei... :(

    ResponderExcluir
  6. Maravilha este trabalho do 14 BIS, lembro-me bem quando comprei uma fita K-7 e ouvia todos os dias no meu walkman, lá pelos idos de 1993 no longo percurso de ônibus de casa para o trabalho e vice-versa. Agora, morram de inveja minha esposa tem um VINIL. Obrigado pela oportunidade e vamos continuar curtindo boa música..

    ResponderExcluir