terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Um casulo de sons e poemas

edição e revisão: Patrícia Chammas
Foto: Sylvia Sanchez









     Com a bênção de nomes consagrados da MPB, Jonavo imprime sua marca dentro do estilo folk





            A onda crescente com que o folk vem se propagando tem nos brindado com jovens talentos, além de nomes já consagrados como o mito Zé Geraldo. Hoje minha audição vai para o álbum Casulo, do compositor e cantor campo-grandense Jonavo, radicado em São Paulo há seis anos. O artista também faz parte do excelente trio Folk na Kombi, na companhia dos amigos Bezão e Felipe Câmara. Casulo é composto por dez temas e tem produção assinada por Wlajones Carvalho. Imbuída de sentimentos, a voz de Jonavo veste a canção para que ela se propague e chegue até nós.

            A audição começa com a música que dá título ao CD, Casulo (Jonavo/Diegomar), nos envolvendo já nos primeiros acordes e com uma letra que fala de separação, de um tempo em que se era feliz no lar. “Já doeu em mim/ Nem vou te contar/ Não fui eu enfim quem quis terminar/ Agora nós somos estranhos de uma longa história/ Eu te vejo passando como um filme em preto e branco, chiado”. Em Beijo Beijo (Jonavo) podemos dizer que o enredo do amor se repete, talvez com um final feliz. Com participação especialíssima do cantor e compositor Renato Teixeira, a canção Musicando o Vento faz uma justa homenagem ao compositor e cantor Geraldo Roca, falecido em 25 de dezembro de 2015. Roca, juntamente com Paulo Simões, é compositor da emblemática Trem do Pantanal.

          Agora é a vez de dividir o vocal coma a irmã, a atriz e cantora Mogena, na canção Slackline in Love (Jonavo). Em Bom Dia (Jonavo), o cantor relembra os bons tempos no Mato Grosso, da fauna e flora, e do amor à beira do Ribeirão de Baixo do Céu Azul. Jonavo empresta seu talento nato para interpretar a canção Envelhecer com Você (Fernando Paloni).
            Este é Jonavo, que deixou sua terra natal, chegou à Terra da Garoa montado no sonho, e com ele caminha pelos palcos. Seja com o Folk na Kombi ou em seus shows solo, esse jovem nos convida para dentro da canção e nos faz flutuar entre a melodia e a poesia. O disco é bom da primeira à última faixa. Ele mesmo me perguntou de qual música eu mais gostei. Respondi que Casulo é impactante na melodia e na poesia que a veste; há uma identificação com a história sonoramente contada aqui.

            O artista nos mostra na canção 180 Fios (Jonavo) a sensação de ver do alto de seu casulo, no 10º andar, a cidade de São Paulo, que está sempre em movimento. Sabe aquele momento de dizer o que se sente? Vamos ouvir na contagiante Barriga na Minha (Jonavo/Gustavo Mugnatto). A participação especial das belas da banda Corcel na música Caipira do Mato (Jonavo/Jenner Netto) dá um tempero mais que especial à composição. Fechando esse casulo de sons e poesias, ouviremos a badalada Livre, do sertanejo Sorocaba, aqui numa versão folk/rip hop e traz a participação especial do rapper Lauro Pirata. Vida longa ao Jonavo e a todos que fazem música que nos toca! A boa música existe, basta que nós a procuremos.

   Mande sugestões de pauta, faça sua crítica, ajude-nos a melhorar. Siga-nos no www.planetampb.blogspot.com.br.


            Serviço: Show Casulo. Dia 7 as 21 horas. Projeto Talento MPB, Bar Brahma. Av São João 677. Centro São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário