terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Em nossas casas,poesias e canções


edição e revisão: Patrícia Chammas

Foto: Gabriel Tarragô







     O amor cantado como deve ser






Caros leitores que amanhecem rumo ao trabalho e levam nas mãos as informações deste periódico, é com prazer que informo que, a partir de hoje, estaremos sempre juntos com o que há de melhor em nossa música. Foram seis anos às quartas feiras, esperamos chegar a esse número também às terças.
                Como é gratificante acordar e poder ouvir uma boa melodia, recheada de poesia, que enalteça a vontade de viver! O convite hoje é para conhecer o primeiro álbum do cantor e compositor Waldir Vera, que nos presenteia com o belo Em Casa. O álbum foi concebido através do edital EMAM – Estúdio Municipal de Áudio e Música da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, SP, produzido pelo próprio artista e por Paulo Henrique, o PH, e nos contempla com dez faixas. Mogi das Cruzes é uma cidade que respira cultura e, nela, Waldir e seus amigos Paulo Henrique, Rabicho, Aline Chiaradia, Xê Casanova, entre outros, produzem música com respeito a quem vai ouvir na sala de suas casas.

                Waldir é dono de uma voz encorpada de sentimento, perfeita para cantar o amor, a paz e suas vertentes. A audição começa com Folha da Paixão (W.V.), em que a poesia de Vera é acompanhada por um arranjo feito “a seis mãos”. O violino, assim como o canto, dialogam com o piano, vibrafone, sanfona e a percussão marcante. Na sequência ouve-se a bela parceria com Henrique Adib, a poética O que Será, que nos imprime versos assim: “Quem sou eu pra você, nos seus olhos de céu/ Uma estrela cadente, ou um nascer de sol...”. Na terceira faixa, Waldir apresenta o parceiro Julio Bellodi, que escreve a letra/poema Água Marinha.

                Com um arranjo vocal que nos conduz pela poética apresentada, o cantor desfila versos para uma declaração livre, de amor, em O Coração na Voz (W.V.). “Guarde o sorriso melhor, prá mim/ Faz transparecer no olhar...”. Em casa é uma verdadeira declaração de amor à vida, uma produção rica em arranjos, harmonias, melodias e a palavra em forma de poesia, que a mídia deveria tomar conhecimento. Vera se declara ora por suas palavras, ora por seus parceiros poetas. A sonoridade deste disco nos remete a imagens, a aromas a sabores...

                A quinta faixa, Vem, mostra que o compositor de melodias rebuscadas também tem intimidade com as palavras que brotam de seu coração na hora de dizer “te amo”. Segunda parceria no disco com Henrique Adib, Canção pra Ver o Mundo, nos mostra que não há o que fazer sem o amor. “Daqui desse lugar/ O teu olhar me lembra o sol/ A iluminar meu coração”, diz o poema da canção O Sol do Teu Olhar (Waldir Vera/ Julio Bellodi). Waldir é esse cara que canta com emoção, compõe com o coração e não está na lista dos melhores CDs de 2017, sabe por quê? Sua música tem qualidade. Para encerrar essa audição rica em detalhes poéticos sonoros, ainda se ouve Verso, Rima ou Poema, Fonte da Canção e São José (Waldir Vera/ Henrique Adib). Para saber mais e comprar o CD, acesse: www.waldirvera.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário