quarta-feira, 18 de maio de 2016

A Pianista e o violeiro


                                                                                     Edição e revisão: Gesu Costa

 Encontro marca nascimento de uma artista


                   As canções têm o dom de nos tirar da realidade e quando nos toca, ficamos reféns no melhor sentido da expressão. Assim acontece com a proposta musical da pianista, compositora e cantora Aline Rissuto, que respira música e vive dela literalmente, pois é sócia de sua irmã numa escola de música em Guarulhos –SP. Agora Aline resolveu organizar suas composições e registrá-las em um CD, que deve ganhar o nome de “Quadro” a ser lançado no segundo semestre. A pianista convidou o violeiro, compositor e cantor Amauri Falabella para produzir esse primeiro filho sonoro. Cheguei a ouvir umas músicas em rede social e garanto-lhes que a cantora tem tudo para dar certo, porque é dona de uma bela voz; suas composições são ricas de acordes e harmonias elaboradas. Amauri Falabella já foi destaque desta coluna em duas ocasiões: na primeira, foi em 13 de outubro de 2012 por conta do espetáculo “Cantoria de Lua”; na segunda, foi em 19 de agosto de 2015 por conta do lançamento do CD “Parceria”.

        Amauri e Aline resolveram se apresentar, portanto, criaram o espetáculo “Encontro Autoral” onde ambos devem tocar músicas do último CD do cantor. Nesta parceria, mostrarão as inéditas que devem compor o primogênito da Aline, além de algumas releituras de grandes clássicos. Para ouvir e mergulhar na obra do Amauri, é necessário abrir o coração, fazer uma reflexão e buscar a beleza que existe em nós. Não é todo dia que se ouve um cantar com tanta qualidade poética, harmônica e instrumental. Amauri traz em suas veias o sangue dos grandes cantadores, pois bebeu e confraternizou com os mestres Elomar, Xangai, Vital Farias, Vidal França e o inesquecível Dercio Marques. Para refrescar a memória dos leitores desta coluna, Amauri Falabella foi vencedor do prêmio Especial do Júri Popular do Festival de Música Brasileira da Rede Globo nos anos 2000 com a música “Brincos”, interpretada por Lula Barbosa.

      A pianista Aline Rissuto é Bacharel em música com habilitação em piano erudito pela UNICSUL, onde formou-se como aluna bolsista por mérito acadêmico. É pós-graduada em Educação Musical, também, pela mesma instituição. Iniciou suas experiências musicais aos 4 anos de idade, estimulada pelo seu pai, violonista autodidata. Seus estudos formais e sua preparação para ingressar na universidade de música iniciou-se em 2001, no Conservatório Municipal de Guarulhos. Após sua formação erudita, procurou especializar-se em piano popular. Sempre atenta a novas experiências musicais, seu hobbie principal é explorar outros instrumentos, como baixo, bateria, violão. Mas seu acervo inclui também instrumentos como escaleta, ukulele, gaitas e instrumentos de percussão.
Seu repertório inclui canções de músicos consagrados como Chico Buarque, Dominguinhos, Tom Jobim, Villa Lobos, entre outros, além de canções autorais que farão parte do primeiro CD.

 Prestigie esse Encontro Autoral no Teatro Mater Amabilis. Dia 20 às 20 horas. Endereço: Rua Josephina Mandotti, 158 - Jd Maia, Guarulhos SP. Informações; 11 99815 9479 OU 1196569 8704.

                           

Um comentário: