quarta-feira, 1 de julho de 2015

Com a bênção de Hermeto

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas

Versátil cantora e multi-instrumentista, Aline Morena
lança seu primeiro álbum

 Se fazer parte da trupe de Hermeto Pascoal já é um prazer imensurável, imagine ser abençoado musicalmente por ele, que é referência mundial em criatividade, musicalidade e improvisação!
Aline Paula Nilson, ou simplesmente Aline Morena, uma jovem artista de 36 anos, completados no último dia 29, é privilegiada, pois comungou desse universo, literalmente de perto: foi casada com o “Mago”. Hoje são apenas amigos, mas Aline tem de Hermeto o respeito musical que a artista gaúcha merece.
Depois de dividir com o músico os CD e DVD "Chimarrão com Rapadura" e o CD "Bodas de Latão", em comemoração aos sete anos juntos, chegou a hora dela se lançar na carreira solo e colher os frutos do aprendizado de tantos anos.
“Sensações” é o título de seu CD de estreia, que apresenta uma cantora madura e uma instrumentista, navegando bem do piano ao pandeiro, da viola caipira à percussão corporal.
Dirigido e assinado por Hermeto Pascoal, o álbum conta com 18 canções e apresenta a fase compositora e intérprete dessa talentosíssima artista. Aline foi acompanhada por uma senhora seleção de músicos: Hermeto Pascoal, João Pedro Teixeira. Itiberê Zwarg, Ajurinã Zwarg, Márcio Bahia, Fábio Pascoal, Elísio Costa, Guego Favetti, Leonardo de Medeiros, Mariana Zwarg, Carol Panesi, Karina Neves, André Marques e Vinícius Dorin.
Prepare-se para conhecer o universo do canto de Aline, que chega a notas agudíssimas, de arranjos com a assinatura peculiar de Hermeto.
A primeira canção, “Canjica Animada”, já nos dá uma ideia de como será a audição até o final do CD. Nela, a artista, além de cantar, toca piano com um arranjo cheio de contratempos, marca registrada da música de Hermeto. A segunda canção, “São Jorge”, é uma pintura musical assinada por Hermeto e Aline, lindo tema que nos remete a um passeio num fim de tarde. A cantora acompanha a melodia com vocalizes, e declama os versos da canção.
A clássica “Todo o Sentimento” (Cristóvão Bastos/Chico Buarque) ganha roupa nova e sai para desfilar, agora em companhia de Aline Morena. Mais uma da dupla Aline e Hermeto, “Boiada”, mostra um baião nos moldes do Mago, com voz e instrumentos dialogando numa sintonia tal, que mais parece um trem cruzando o sertão. Simplesmente fantástico.
Uma demonstração de que mesmo depois do fim da união fica o sentimento de amizade, ouviremos em “Com Carinho” (A.M.). A gaúcha nos prova que a convivência com Hermeto e grupo lhe proporcionou mergulhar em um universo sonoro jamais adquirido em uma universidade de música, e nos brinda com um autêntico baião: “Lamento Verde”.
Agora é a vez de mostrar um samba em “Aconteceu” (A.M.). Na sequência, mais um clássico a que a cantora empresta a voz com emoção: “Beatriz” (Edu Lobo/Chico Buarque). “Chá de Panela”, composição de Guinga e Aldir Blanc em homenagem a Hermeto, aqui ganha interpretação da artista.
Um instrumental conduzido com vocalizes e muita improvisação se ouve em “Voa Ilza” (H.P.). Com Guego Favetti, Aline divide os versos da maravilhosa “Tenho Sede” (Dominguinhos/Anastácia). Em “Estrela Guria”, destaque para as camadas de vozes que se sobrepõem. Magnífico! “Canturia” (Elísio Costa/Dona Divina) traz elementos fortes da cultura e linguagem de Lagoa da Canoa (AL), terra de Hermeto.
Para finalizar este CD que coloca a cantora gaúcha na estrada, ouviremos um tema assinado por ela: “Está no Ar” e outros quatro assinados pelo mestre Hermeto Pascoal “Sereiarei”, “Úrsula”, “O Meu Coração Bateu” e “Frevando em Manaus”.
Que venha muito mais, Aline Morena!

Um comentário: